1. O que faz de um lugar uma destinação turística
Há décadas comentam sobre Turismo na cidade, aliás, em si fica dita somente a palavra, mas o que se deve fazer para torná-la realmente uma cidade turística? Será que conhecemos esse tema, o seu papel relevante nos benefícios que nos traz e na geração de empregos? O que sabemos sobre o CONTUR - Conselho Municipal de Turismo? Esses assuntos e planejamento turístico para o desenvolvimento equilibrado, inteligente e harmônico dos seus recursos físicos, culturais e sociais serão colocados neste espaço, para que possamos refletir e participar com ação de cidadania, assim debatermos para que haja uma evolução favorável a todos os envolvidos,ou seja, aos empreendedores, às comunidades receptoras, aos turistas e, consequentemente, à todas as destinações turísticas.
Um começo de conversa:
· A palavra turismo surgiu no século XIX, porém a atividade estende suas raízes pela história. Certas formas de turismo existem desde as mais antigas civilizações, mas foi a partir do século XX, e mais precisamente após a segunda Guerra Mundial, que ele evoluiu, como conseqüência dos aspectos relacionados à produtividade empresarial, ao poder de compra das pessoas e ao bem-estar resultante da restauração da paz no mundo.
· Os elementos que podem servir para transformar uma determinada localidade em destinação turística são os atrativos Naturais e Histórico-Culturais, as facilidades que permite a permanência do turista na localidade visitada e o acesso que são as vias e os meios de transporte disponíveis que possibilitam a locomoção do turista até o local desejado, e dentro das localidades.